A IEA (Agência Internacional de Energia) divulgou nesta 4ª feira (12.jun.2024) um relatório afirmando que o mercado petrolífero deve permanecer confortavelmente abastecido até 2030. A indústria, liderada pelos Estados Unidos, tem perspectiva de estagnação. Eis a íntegra (PDF – 4 MB, em inglês).
O documento intitulado “Petróleo 2024” afirma que a demanda pelo combustível, equivalente a 102 milhões de barris por dia em 2023, alcançará a marca de 106 milhões no final da década. Apesar da previsão de crescimento, a produção está abaixo de tendências anteriores.
O diretor-executivo da IEA afirma que o busca pelo petróleo está se estabilizando. “À medida que a recuperação da pandemia perde força, as transições para energias limpas avançam e a estrutura da economia da China muda, o crescimento da procura global de petróleo está caindo”, disse Fatih Birol.
A alta do petróleo será cada vez mais contrabalanceado por fatores como a ascensão das vendas de automóveis elétricos e mudanças econômicas estruturais. A agência atribui a maior parte do crescimento às economias asiáticas emergentes e ao setor da aviação.
A agência aponta que atualmente o Brasil, Argentina, Canadá e Guiana contribuem com mais 2,7 milhões de barris por dia.