O Recife registrou mais de 140 mm de chuva nas últimas 24 horas, número que representa 40% da média do previsto para o mês de junho. Além da capital, municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata do Recife também registraram transtornos causados pela precipitação.
Neste sábado (15.jun.2024), pontos da capital pernambucana amanheceram alagados e há risco de deslizamento de barreiras e queda de vegetação em algumas áreas. Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos dos alagamentos.
Recife (PE) – Muita chuva e alagamentos em Imbiribeira. #Recife #Riocife #imbiribeira pic.twitter.com/RmB0cnoT6E
— Sujeito Simples (@manjotudo) June 15, 2024
Chuva até agora em Recife. Desde ontem. #chuva pic.twitter.com/0GiAZVcsct
— EU CURTO Cerveja (@eucurtocerveja_) June 15, 2024
Alerta de chuvas
Na tarde deste sábado, a prefeitura do Recife emitiu um alerta amarelo, indicando estágio de atenção sobre a precipitação das próximas horas. A gestão municipal também suspendeu a agenda de turismo, lazer e das atividades não essenciais.
Os alagamentos também são impactados pelo pico da maré e pela cheia dos rios da região. Segundo a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Climas), até as 15h15 deste sábado, 4 rios do estado estavam em situação de inundação, sendo eles:
- Rio Ipojuca, município de Ipojuca;
- Sirinhaém, município de Barra de Guabiraba;
- Sirigi, município de Vicência: e
- Amaranji, município de Ribeirão.
Outros 5 rios da região estão em situação de alerta, são eles:
- Capibaribe, município de São Lourenço da Mata;
- Duas Unas, município de Jaboatão dos Guararapes;
- Jaboatão, município de Jaboatão dos Guararapes;
- Pirangi, município de São Benedito do Sul; e
- Capibaribe Mirim, município de Itambé.
Ainda de acordo com a Apac, as chuvas devem continuar no Recife neste domingo (16.jun). A previsão é que o dia siga com pancadas de chuvas isoladas, de intensidade fraca a moderada.