O rio Taquari chegou a marca de 22 metros nesta 2ª feira (17.jun.2024). A previsão é de que o nível da água continue subindo, mas não deve ultrapassar o pico de 33 metros, registrado no Estado em maio. As águas do rio demoram de 24 horas a 36 horas para desaguarem no rio Guaíba.
Segundo o MetSul, a cota do Guaíba está em 2,82 metros nesta 2ª feira. A previsão indica que o nível vai subir, mas não deve chegar ao que foi registrado em maio, quando subiu acima dos 5 metros. Outros 3 afluentes, Jacuí, Sinos e Gravataí, do Guaíba, vão passar por cheias nesta semana.
Fortes chuvas
No domingo (16.jun), fortes chuvas no norte do Estado causaram quedas de barreiras, deslizamentos de terra e transbordamentos. Foram registrados entre 100 e 200 milímetros de água. Ou seja, choveu em 1 dia o equivalente a 150% da média mensal.
O volume de água causou o bloqueio da BR-116 em Caxias do Sul, devido a um deslizamento.
Em Dom Pedro de Alcântara, no litoral norte do Estado, uma igreja desabou. Não houve vítimas. Assista abaixo:
TEMPO | Salão da Gruta Nossa Senhora de Lourdes desabou em Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte gaúcho. Nao há informação de vítimas. Chuva supera 150 mm na região de Torres. Há inundação em Três Forquilhas. Redes sociais pic.twitter.com/sbNvKEzbk0
— MetSul #AjudaRS (@metsul) June 16, 2024