O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou os ataques contra a vice-presidente Kamala Harris durante comício em seu clube de golfe perto de Miami (EUA) nesta 3ª feira (9.jul.2024). O republicano afirmou que a escolha de Harris pelo presidente Joe Biden (Partido Democrata) funcionou como “apólice de seguro”.
“Foi uma escolha brilhante, pois funcionou como uma apólice de seguro. A melhor apólice de seguro que já vi na vida”, disse Trump. “Se Joe tivesse escolhido alguém ao menos meio competente, já teriam expulsado ele da Casa Branca há anos, mas não podem porque a 2ª opção é a Kamala”, afirmou.
O ex-presidente passou a atacar diretamente Harris, responsabilizando-a pelas políticas de Biden que ele frequentemente critica, como a gestão da fronteira com o México. O novo foco de ataques surge durante especulações crescentes de que o presidente pode desistir da candidatura democrata depois da repercussão negativa do 1º debate presidencial contra o republicano em 27 de junho.
“Como vice, Kamala Harris tinha apenas 2 trabalhos: a segurança da fronteira dos Estados Unidos, mas nunca foi lá, e a situação na fronteira é a pior da história”, afirmou. “Além disso, ela foi enviada para a Europa para impedir que a Rússia atacasse a Ucrânia. E o que resultou disso? Nada muito bom [risos]“, disse.
Trump disse que, “apesar de todo o pânico democrata desta semana”, não importa quem o partido indique como candidato, “este novembro será incrível” e “será a eleição mais importante da história do nosso país”.
O republicano também acusou os democratas de envolvimento na “maior encoberta da história política”, referindo-se às habilidades cognitivas de Biden, de 81 anos.
“O maior problema para a esquerda radical democrata é que seus candidatos são, se você parar para observar, mentalmente deficientes. E estou dizendo isso porque o outro termo seria muito duro”, afirmou Trump.