Trocas entre Pyongyang e Moscou são ameaça global, diz Seul

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol (Partido do Poder Popular, conservador) disse na 3ª feira (9.jul.2024) que o comércio de armas entre a Coreia do Norte e a Rússia é uma ameaça à paz global. As informações são da Reuters. 

A Coreia do Norte ameaça a paz não só na península coreana, mas também a nível mundial, ao se envolver no comércio ilegal de armas com a Rússia”, disse Yoon ao falar com líderes militares e tropas dos EUA. 

Yoon declarou que as alianças entre as democracias liberais são fundamentais para salvaguardar a liberdade do que chamou de “elementos imprudentes”. 

O presidente sul-coreano declarou: “Para proteger a nossa liberdade, a democracia e a prosperidade econômica destes elementos imprudentes, a solidariedade entre os países que partilham valores, bem como a força, é essencial”. 

Os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, estão se aproximando nos últimos meses. Em junho, Putin esteve em Pyongyang. A viagem marcou a 1ª vez em 24 anos que um líder russo visitou a Coreia do Norte. O presidente da Rússia assinou um acordo com Kim Jong-un que inclui a proteção mútua em caso de ataque a um dos países.

Na época, Putin afirmou em discurso que o acordo é “revolucionário” e disse que não descarta uma “cooperação militar-técnica” com a Coreia do Norte.

O russo disse que seu país luta contra a “política hegemônica e imperialista” dos Estados Unidos e de seus aliados. “A Rússia e a Coreia [do Norte] têm uma política externa independente e não aceitam chantagem por parte do ocidente”, declarou Putin a jornalistas.


Leia mais: 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.