O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta 6º feira (1º.mar.2024) o investimento de R$ 140 milhões para construção de um novo aeroporto regional de Caruaru (PE). O objetivo é atrair mais voos comerciais para o terminal localizado no agreste do Estado, região que abrange 27 municípios. Caruaru é a 4ª maior cidade pernambucana.
As obras incluem a construção de um novo terminal de passageiros, com extensão de 6.000 m² e capacidade para atender 1,1 milhão de passageiros por ano, proporcionando maior comodidade e segurança aos viajantes. A pista de pouso e decolagem existente será ampliada, passando dos atuais 1.800 para 2.250 metros.
Com essa extensão, o aeroporto poderá ter oferta regular de novos voos e receber aviões de maior porte, como jatos da Airbus e da Boeing, operados pelas principais companhias aéreas do mundo. Os recursos destinados no empreendimento também incluem a construção de um novo pátio e novas pistas de taxiamento de aeronaves, incluindo novos acessos a hangares.
Durante o evento realizado nesta 6ª, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que a Infraero assumirá a gestão desse aeroporto. Um dos resultados dos investimentos será o início de voos comerciais de Caruaru para cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
“Esse aeroporto, sem dúvida alguma, vai levar ainda mais desenvolvimento para a Caruaru, para o agreste e todo o sertão desse imenso estado que é Pernambuco. Esses investimentos vão trazer mais empregos para a região, para os setores de serviço e da construção civil. Caruaru será um grande hub de serviços do Nordeste. Na hora que o avião pousar, a cidade decola”, disse Costa Filho.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que os investimentos se transformarão num catalisador de novas oportunidades para o desenvolvimento do Estado. “Todo mundo que está aqui hoje tem um propósito só, que é fazer Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás. Isso implica fundamentalmente fazer investimentos no interior do nosso estado. O aeroporto de Caruaru é uma realidade”.