O pentágono deve anunciar nesta 6ª feira (01.mar.2024) o envio de ajuda humanitária aérea para palestinos na faixa de Gaza. A ajuda fornecida pelo governo do presidente norte-americano Joe Biden oferecerá suporte aos palestinos que estão em meio ao fogo cruzado no conflito com Israel.
“As pessoas estão tão desesperadas que pessoas inocentes foram apanhadas em uma guerra terrível, incapazes de alimentar suas famílias e você viu a resposta quando tentaram obter ajuda”, disse Biden ao se referir ao ataque de Israel que deixou mais de 100 mortos na 5ª feira (29.fev).
Biden afirmou que a operação realizada por Israel irá dificultar as negociações para devolução de reféns e cessar-fogo temporário no conflito em Gaza. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 112 pessoas foram mortas enquanto esperavam por entrega de alimentos.
O envio de ajuda humanitária a Gaza é um ato significativo, que reflete a pressão para os Estados Unidos agirem. Entidades humanitárias dizem que os esforços para amenizar a crise na zona de conflito estão sendo pouco eficientes.
Ainda na noite de 5ª feira (29.fev.2024), Biden disse que conversou por telefone com líderes do Qatar e do Egito sobre a libertação de reféns na região e a “perda de vidas civis”.