São Paulo concentra quase 1/3 dos pontos de recarga para carros elétricos no Brasil. O Estado mais forte economicamente do Brasil tem 3 vezes mais eletropostos do que o Rio Grande do Sul, 2º colocado na lista compilada pela Abve (Associação do Veículo Elétrico).
Os 6 primeiros colocados na classificação estão localizados nas regiões Sul e Sudeste. As duas somam mais da metade de todos os pontos no país.
Essa discrepância na estrutura voltada para atender os veículos elétricos é explicada pelo maior poderio econômico dessas regiões. Além de um público consumidor mais consolidado, as regiões Sul e Sudeste têm uma infraestrutura de rede elétrica mais robusta que permite a instalação de mais pontos de recarga.
Em 2023, o mercado doméstico brasileiro consumiu 19.310 novos carros 100% elétricos. Desse total, 70% foram direcionados para as regiões Sul e Sudeste.
A infraestrutura para rodar com veículos elétricos é uma preocupação dos brasileiros que se interessam pelo modelo. Isso porque a autonomia dos automóveis depende dos pontos de recarga, assim como os veículos de combustão dependem de postos de gasolina.
Os carros elétricos têm uma vantagem, pois podem ser recarregados em residências, mas a infraestrutura elétrica para sustentar um alto volume de carros em uma região também preocupa.
Segundo a Abve, o setor já tem planos para instalação de mais pontos de recarga e o Brasil deve alcançar um montante de 10.000 eletropostos até o fim de 2025. Apesar de destacar esse desenvolvimento, a entidade não disse onde seriam instalados os pontos de recarga e se haverá uma distribuição mais homogênea no país até o final desse período.