A CGU (Controladoria Geral da União) disponibilizou na 4ª feira (6.mar.2024) a plataforma de acesso ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. A adesão das empresas é voluntária. A iniciativa tem como objetivo estimular empresas que atuam no país a assumir o compromisso público com a integridade empresarial.
Segundo a CGU, a adesão ao pacto demonstra o compromisso com a ética, a preservação ambiental e o respeito aos direitos humanos e trabalhistas. “A empresa que adere ao pacto assume publicamente o compromisso com a integridade em todo ciclo de negócios e é diretamente beneficiada ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura”, disse a CGU.
A empresa participante terá o nome divulgado no site da iniciativa e poderá utilizar o selo de empresa signatária do programa em seu site e peças institucionais. De acordo com a CGU, as medidas de integridade podem gerar também proteção para a empresa, ao evitar a ocorrência de fraudes e irregularidades por parte de funcionários e parceiros.
A participação é realizada pela submissão no sistema do termo de adesão assinado e pela realização de uma autoavaliação das medidas de integridade no prazo de 180 dias depois da assinatura do termo.
As empresas com sede, filial ou representação no território brasileiro, independentemente do porte ou setor de atuação, bem como outras entidades privadas, podem aderir ao Pacto Brasil.