Pesquisa realizada pela SumUp mostra que 41% das mulheres que empreendem ganham menos do que 1 salário mínimo (R$ 1.412). Entre os empresários do sexo masculino, o percentual é de 10%. Eis a íntegra (2 MB).
As mulheres que têm um faturamento mensal maior também ganham, em média, menos do que homens. Segundo a pesquisa, só 10% das empresárias entrevistadas faturam mais do que 5 salários mínimos (R$ 7.060). Já 25% dos empresários homens faturam mais do que esse valor por mês.
De acordo com o levantamento, as empreendedoras são mais escolarizadas do que homens: 32% das mulheres têm ensino superior ante a 24% dos empresários do sexo masculino. A pesquisa indica que 84% das empreendedoras são as principais responsáveis pelas tarefas domésticas. Por outro lado, só 31% dos homens fazem a maior parte das tarefas em casa.
Em relação ao que os motivou a empreender, 50% das mulheres começaram seu negócio por necessidade. Em contrapartida, o principal motivo que levaram homens a empreender foi a oportunidade de negócio.
A pesquisa mostra também que 31% das empreendedoras relataram já terem sofrido preconceito ou discriminação por estarem na gestão do seu negócio. Segundo a pesquisa, as mulheres pretas e pardas sofrem mais discriminação por estarem na gestão de seus negócios (38%) do que as mulheres brancas (22%).
A pesquisa entrevistou 452 empreendedores (221 mulheres, 211 homens e 20 pessoas de outro gênero) em todas as regiões do país. O levantamento foi realizado por meio de questionário on-line de 17 a 27 de fevereiro de 2024.