O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou na noite de 5ª feira (7.mar.2024) a nomeação dos advogados Eduardo Martins e Flávio Jardim para o TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). As indicações devem ser publicadas no Diário Oficial da União até o começo da próxima semana.
Os nomes faziam parte da lista tríplice da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mas contaram com apoios nos bastidores. Enquanto Martins obteve a bênção do ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), Jardim foi alçado ao posto pelo ministro Gilmar Mendes.
Eduardo Martins é filho do ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Ele foi alvo de investigação na operação Lava Jato por possível tráfico de influência. Os processos, porém, foram anulados pelo STF em 2021.
Já Flávio Jardim é advogado e procurador do Distrito Federal desde 2009. Tem forte atuação no STF, STJ e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Essa foi a 2ª vez em que ele compôs a lista-tríplice para o posto.