As vendas de gasolina comum, óleo diesel e etanol hidratado somaram 129,7 bilhões de litros em 2023 no Brasil, um aumento de 4,8%. Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (1º.fev.2024) pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
O maior aumento de demanda foi o da gasolina. Foram 46 bilhões de litros vendidos no ano passado, uma alta de 6,3% em relação a 2022, quando foram comercializados 43 bilhões de litros.
Em volume de vendas, o diesel segue na liderança. Em 2023, foram vendidos 65,5 bilhões de litros, um crescimento de 3,6%.
O etanol hidratado avançou 4,5% com a comercialização de 16,2 bilhões de litros. Foi o 1º ano de crescimento do combustível depois da pandemia de covid –foram 3 anos de quedas consecutivas nas vendas.
A alta se deve aos preços mais baixos do etanol em 2023. Como mostrou o Poder360, o valor do biocombustível nas bombas caiu 14,7% no acumulado do último ano. A gasolina seguiu o sentido inverso e subiu 9%.
VENDAS POR DISTRIBUIDORA
A Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) manteve a liderança de market share (participação de mercado) de combustíveis.
A distribuidora concentrou 24,1% das vendas de gasolina no país em 2023. A Ipiranga ficou em 2º com 18,5% e a Raízen aparece na sequência com 16,9%.
Já no caso do etanol, a Raízen lidera com 19,2% de market share. A Vibra aparece em 2º com 17,3% e a Ipiranga tem 17% do mercado.
Os postos com bandeira (ou seja, que revendem produtos de apenas uma distribuidora) realizaram 89% do comércio nacional de combustíveis. Os de bandeira branca (independentes) ficaram com 10,5%.