BNDES suspende pagamento de empréstimo do aeroporto Salgado Filho

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta 4ª feira (12.jun.2024) que suspendeu o pagamento dos empréstimos para o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por 12 meses a partir de junho.

O banco estatal de fomento afirma que a medida foi tomada como forma de aliviar o impacto econômico causado pelo desastre no território gaúcho. Faz parte do Programa de Suspensão de Pagamentos para Operações de Empresas e Produtores Rurais do Rio Grande do Sul.

Segundo o BNDES, o período de suspensão não contará com cobranças adicionais e o cliente não será considerado inadimplente. Haverá liberação de todo o saldo existente em conta reserva, mas que precisará de recomposição nos 12 meses depois que acabar a suspensão.

O Salgado Filho está fechado desde 3 de maio por causa de uma enchente causada pelas fortes chuvas que atingiram todo o Rio Grande do Sul.

A dívida que foi suspensa diz respeito a um empréstimo de R$ 1,25 bilhão realizado em 2018 à Fraport Brasil, que administra o aeroporto. Tem prazo de pagamento de 20 anos.

O BNDES mencionou dados de movimentação no aeroporto em 2023:

  • passaram 7,5 milhões de pessoas;
  • 38.840 toneladas de cargas.

“Segundo a Fraport Brasil, concessionária que administra o terminal, sua recuperação custará R$ 1 bilhão e a previsão é que ele volte a operar em dezembro”, diz um comunicado do banco à imprensa. Eis a íntegra (PDF – 271 kB).

A Rodovia Rota de Santa Maria (RSC-287) também foi beneficiada pela suspensão do pagamento dos empréstimos. A estrada é administrada por meio de um regime de concessão. É administrada pela empresa Rota de Santa Maria e tem 204,5 km de extensão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.