A Enel Energia pretende ampliar o investimento no Brasil de R$ 11 bilhões para R$ 20 bilhões para conseguir renovação de contrato no país. A informação foi divulgada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste sábado (15.jun.2024), durante entrevista a jornalistas em Carovigno, na Itália, onde estava para acompanhar a agenda do G7.
“O Brasil está disposto a renovar o acordo [com a Enel] se eles assumirem o compromisso de investimento”, declarou.
O presidente informou que tem uma reunião marcada para a próxima semana com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir formas de continuar com o contrato. Disse que a organização assegurou que as cidades atendidas não registrarão novos episódios de apagão.
A crise no relacionamento entre o país e a Enel se dá, principalmente, pelos sucessivos casos de falta de energia elétrica no Estado de São Paulo. Em 18 de março, moradores de diversos bairros da região central da capital paulista ficaram sem energia. O problema atingiu, inclusive, a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada na Vila Buarque.
Como mostrou o Poder360, o governo quer aproveitar o momento de renovação de contratos de energia para endurecer as regras na área de distribuição. De 2025 a 2031, chegam ao fim os contratos de concessão de 20 distribuidoras de energia.