As chuvas voltaram a inundar cidades do Rio Grande do Sul neste fim de semana. Em Três Coroas, cidade a cerca de 100 quilômetros da capital Porto Alegre, as ruas ficaram alagadas e a água cobriu carros e casas.
Às 19h46, a Defesa Civil gaúcha emitiu no X (antigo Twitter) um alerta de inundação do Rio Paranhana. O rio banha as cidades de Igrejinha, Parobé, Três Coroas e Taquara.
A prefeitura de Três Coroas divulgou, às 17 horas, que o nível do Rio Paranhana subiu para 3,5 metros.
Internautas registraram as enchentes em Três Coroas nas redes sociais:
Parece vídeo antigo, mas não é. O Rio Paranhana está invadindo agora áreas de Igrejinha e Três Coroas. Os moradores estão sendo resgatados de botes. As últimas 24 horas foram bastante difíceis. São Luiz Gonzaga teve 1,2 mil casas teve atingidas. Em Dom Pedro de Alcântara, o salão… pic.twitter.com/DYwSjwnCz5
— Laura Sito (@laurasito) June 17, 2024
TRÊS COROAS/RS – Domingo, 16/06/24 pic.twitter.com/1MXavLeO3P
— Anita (@bellanna) June 17, 2024
De 6ª (14.jun.2024) a dom (16.jun), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu 12 alertas no site oficial da corporação para chuvas intensas com risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas em grande parte do Estado.
No sábado (15.jun), uma “microexplosão” atingiu São Luiz Gonzaga, cidade no noroeste do Rio Grande do Sul. O fenômeno meteorológico se dá quando a nuvem não suporta a quantidade de água e “despeja” muita chuva em pouco tempo.