O STF (Supremo Tribunal Federal) abriu um processo de licitação na última 6ª feira (14.jun.2024) para contratar uma empresa que preste serviços de rastreamento nas redes sociais. O valor máximo admitido pelo pregão é de R$ 344.997,60. A iniciativa aparece em um momento em que a Corte vem reiterando sua atuação no combate à desinformação nas redes.
Dentre os serviços solicitados pelo edital, estão o monitoramento on-line e em tempo real de menções ao STF e de “temas de interesse” em redes sociais, com a entrega de alertas em tempo real (por mensagem instantânea), relatório diário, semanal e mensal, com análise quantitativa e qualitativa dos dados. Também está previsto um plano mensal de ação estratégica para atuação em redes sociais. Eis a íntegra (PDF – 575kB).
O acompanhamento, segundo o edital, deverá ser feito “24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano”, de palavras-chave e temas de interesse a serem definidos pelo Tribunal, no Facebook, X (ex-Twitter), YouTube, Instagram, Flickr, TikTok, Linkedin e “blogs” não especificados.
O documento não especifica a quantidade de citações que devem ser monitoradas pela empresa, e acrescenta, em resposta a uma consulta, que o número pode variar em decorrência de eventos específicos, a exemplo do 8 de Janeiro.
O Supremo também quer saber como está sua imagem perante a opinião pública, com uma classificação dos registros em “positivo”, “negativo” e “neutro”. Ainda, o Tribunal quer que a empresa mostre quais são as principais “fontes detratoras” e “influenciadoras” no ambiente digital. Ou seja, além do conteúdo, usuários também serão monitorados pela empresa que ganhar o pregão.
“A plataforma digital da contratada deverá identificar públicos, formadores de opinião, discursos adotados, georreferenciamento da origem das postagens, bem como avaliar a influência dos públicos, dos padrões das mensagens e de eventuais ações organizadas na web”, diz o edital.