Na última 6ª feira (14.jun.2024), o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que irá fazer uma proposta para incluir os eSports (jogos eletrônicos) como parte de seus eventos.
A mudança visa a atrair uma nova geração de espectadores. A proposta será apresentada para aprovação dos membros do COI em uma reunião em Paris, marcada para ocorrer às vésperas dos Jogos de Verão, entre 23 e 24 de julho de 2024.
Thomas Bach, presidente do COI, destacou a importância deste avanço, afirmando que o COI está fazendo progressos significativos para se adaptar à revolução digital. Este anúncio segue uma série de “discussões avançadas com um potencial anfitrião”, cuja identidade será revelada após a reunião em Paris.
A ideia de integrar os eSports aos Jogos Olímpicos não é nova. No ano passado, o COI apoiou uma semana de competições de videogames em Singapura, que incluiu tanto simulações de esportes olímpicos quanto videogames tradicionais.
Esse evento não apenas mostrou o potencial de alinhamento dos eSports com os valores olímpicos, mas também atraiu um público jovem significativo. De acordo com o COI, 75% dos espectadores tinham entre 13 a 34 anos, ressaltando o apelo desse tipo de competição entre as gerações mais novas.
Apesar do anúncio, detalhes sobre a estrutura ou o formato dos jogos de eSports olímpicos ainda não foram divulgados.