O CBMERJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro) controlou na noite de domingo (16.jun.2024) um incêndio que atingiu o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, na 6ª feira (14.jun). O fogo foi controlado depois de 3 dias de atuação do Corpo de Bombeiros, que não tem prazo para encerrar suas operações na região.
Ao Poder360, o CBMERJ informou que seguirá atuando nesta 2ª feira (17.jun) no monitoramento de novos focos de incêndio e no resfriamento das áreas afetadas pelo incêndio florestal.
A operação conta com cerca de 100 militares, 20 viaturas, drones e duas aeronaves da corporação. Bombeiros militares especialistas em combate a incêndios florestais também estão em atuação, junto com militares do Exército e guardas-florestais.
No site oficial do Parque Nacional de Itatiaia, é informado que o incêndio se deu na parte alta do parque, próximo ao Morro do Couto. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), a estimativa da área afetada pelo fogo é de 200 hectares. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pela perícia.
Assista às imagens do incêndio (1min20s):
PARTE DO PARQUE É FECHADA
Em comunicado, a concessionária Parquetur, responsável pela administração do Parque Nacional de Itatiaia, anunciou que seguirá as orientações do ICMBio e que irá manter a parte alta fechada temporariamente até 4ª feira (19.jun), quando as visitações devem voltar a ser autorizadas.
Todos os ingressos adquiridos de 15 a 19 de junho poderão ser reagendados ou cancelados pelo e-mail [email protected].
A partir de 5ª feira (20.jun), o público poderá voltar a acessar os atrativos do parque “sem restrições”. Até a data, a parte baixa continuará em funcionamento normal, recebendo visitas de 3ª feira a domingo, das 8h às 17h.
De acordo com a concessionária, a equipe de bombeiros e brigadistas também está trabalhando na limpeza da área atingida. Eis a íntegra da nota (PDF – 110 kB).
PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA
Criado em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o 1º parque nacional do Brasil, localizado na serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O incêndio atingiu a região no dia do aniversário de 87 anos do parque.
O território ocupa cerca de 28.086 hectares. Segundo o ICMBio, a região conta com câmeras para monitorar os incêndios nas áreas de montanhas e elevações rochosas.
As câmeras oferecem transmissão ao vivo do parque em canal no YouTube. No entanto, as gravações não estão mais disponíveis.