O Tesouro Nacional lançou nesta 3ª feira (18.jun.2024) o Programa Desafio Fiscal Inovador para aprimorar a gestão fiscal e financeira de Estados e municípios a partir da implementação de novas tecnologias. Empresas interessadas terão 30 dias para se credenciarem ao projeto.
Podem participar startups, microempresas e negócios de pequeno porte da área de Tecnologia da Informação (TI). O programa se dá em parceria com Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e o Banco do Brasil.
Os aprovados poderão receber recursos com valores de até R$ 600 mil. As soluções apresentadas devem ter potencial de replicação, além de comprovar a melhora na qualidade da gestão fiscal e financeira dos governos locais. A inscrição é feita pelo site do Serpro.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, diz que “a iniciativa é o embrião de um programa inédito de inovação tecnológica em rede voltada ao setor público, por meio do fomento para que startups desenvolvam soluções tecnológicas disruptivas, utilizando tecnologias de Inteligência Artificial, Blockchain, IoT, entre outras”.
As soluções estão divididas em 3 frentes principais:
- planejamento fiscal: desenvolvimento de soluções para planejamento fiscal de curto, médio e longo prazo, incluindo modelos automatizados e escaláveis para estimação de despesas, receitas e fluxos de caixa;
- integração de bases de dados: soluções tecnológicas que aprimorem a integração e consolidação de bases de dados, otimizando processos e a gestão de custos;
- gestão contábil: soluções para verificação automatizada de consistência contábil e identificação de falhas.