A prefeitura do Rio divulgou na 3ª feira (9.jul.2024) o edital do leilão do terreno do Gasômetro, em São Cristóvão. O Flamengo é o principal interessado no imóvel de 86.592,30 m², onde planeja construir seu estádio. O lance mínimo será de R$ 138,2 milhões. Leia a íntegra do documento publicado no portal de compras do município (PDF – 7 MB).
O leilão está marcado para 14h30 de 31 de julho de 2024, no auditório da prefeitura, na rua Afonso Cavalcanti, nº 455, subsolo, Cidade Nova.
O terreno está localizado na av. São Cristóvão, nº 1.200, no bairro Novo Engenho, zona norte. Fica na zona portuária do Rio, ao lado da rodoviária Novo Rio e do terminal intermodal Gentileza.
O edital exige que seja construído no local um estádio com 70.000 lugares. Para efeito de comparação, o Maracanã comporta 78.838 espectadores.
O documento também lista uma série de exigências que devem ser cumpridas pelos futuros proprietários, como:
- realização de investimentos na região;
- cumprimento do plano de mobilidade urbana, privilegiando o acesso por meio de transporte público;
- construção de ciclovias e estacionamento.
Com lance inicial de R$ 138,2 milhões, o certame será vencido por quem der o maior lance. O pagamento deverá ser feito à vista, em dinheiro, no prazo de 5 dias depois da divulgação do resultado.
O decreto de desapropriação do terreno foi publicado no Diário Oficial do Município em 24 de junho. Negociações entre o Flamengo e a Caixa Econômica Federal, que administra o fundo de investimento dono do imóvel, estão em andamento há anos. Com os impasses, a Prefeitura do Rio decidiu intervir.
No fim de junho, o prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que o clube tem grande importância para economia do Rio. Declarou que a construção do estádio de futebol será relevante para a revitalização da área e que foi acordado com o Flamengo que o local também será um espaço de entretenimento com centro de convenções.
“Não fiquem tão felizinhos assim e não precisa ficar me agradecendo no meio da rua, flamenguista nenhum. Não vem gritar ‘mengo’ no meu ouvido. Se vocês quiserem agradecer alguém, um flamenguista, falem com ele aqui, que o negócio de flamenguista comigo não serve, não”, brincou o prefeito. “Como prefeito, eu estou feliz. Como vascaíno, arrasado”, afirmou Paes ao lado do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), que é flamenguista.