A Adidas iniciou uma batalha judicial contra aproximadamente 120 sites por acusações de contrafação de marca registrada, infração, cybersquatting (crime virtual que ocorre quando se registra um domínio idêntico a um existente para lucrar em cima da marca), e concorrência desleal, informou o Sportico na 3ª feira (9.jul.2024).
O processo foi registrado em um tribunal federal da Flórida (EUA), ressaltando o desafio crescente que grandes marcas enfrentam contra a falsificação de seus produtos. Os sites acusados, como adidasemporium.com, profootballjersey.shop e jordan1best.com, são acusados de vender réplicas de produtos da Adidas, incluindo calçados e vestuário, com o famoso símbolo das três listras.
A marca esportiva está buscando uma indenização de US$ 2 milhões por cada marca falsificada utilizada e produto vendido, além de solicitar injunções permanentes contra os operadores dos sites.
A Adidas também pede que a juíza do caso, Melissa Damian, ordene aos provedores de internet que cessem a hospedagem desses sites e que os motores de busca retirem as URLs listadas.
A queixa enfatiza que os produtos falsificados, além de ilegais, prejudicam a imagem da marca ao enganar os consumidores com itens de qualidade inferior. A Adidas cita a importância de proteger sua imagem, citando parcerias com atletas de renome e patrocínios a eventos esportivos significativos.