O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), exaltou o agronegócio brasileiro ao comemorar o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2023. Em seu perfil no X neste sábado (2.mar.2024), Lira afirmou que a alta de 2,9% foi “resultado do estupendo desempenho da agropecuária”.
O presidente da Casa Baixa disse ainda que a “aprovação de medidas econômicas pelo Congresso criaram um ambiente positivo” para o crescimento do PIB brasileiro. No ano passado, a agenda econômica dos congressistas foi intensa, inclusive com a análise de propostas econômicas de interesse do governo.
Dentre os projetos aprovados pelo Congresso, estão o novo marco fiscal, a taxação de fundos offshores e a regulamentação das apostas esportivas.
CRESCIMENTO DO PIB
O PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu 2,9% em 2023. Houve leve desaceleração na comparação com 2022, quando a alta foi de 3%. Em valores nominais, a economia brasileira movimentou R$ 10,9 trilhões em 2023.
No setor agropecuário, houve crescimento de 15,1% de 2022 para 2023, o que influenciou o resultado do ano passado. O setor de serviços registrou alta de 2,4% e a indústria avançou 1,6%.