O papa Francisco não conseguiu ler seu discurso durante a abertura do ano judicial no Vaticano, neste sábado (2.mar.2024). Segundo o próprio pontífice declarou, ele está com bronquite.
“Agradeço a todos, preparei um discurso mas não consigo lê-lo por causa da bronquite”, afirmou. O pontífice, que vinha sofrendo de um quadro gripal, pediu ajuda a um assessor para realizar a leitura. As informações são da Reuters.
A atitude do papa levanta preocupação sobre seu estado de saúde. Na última 4ª feira (28.fev), Francisco foi ao hospital Gemelli, em Roma, para fazer exames médicos, segundo informações do Vatican News.
Dias antes, Francisco chegou a cancelar seus compromissos por causa da gripe. Em nota à imprensa na ocasião, o Vaticano informou que a medida foi tomada como uma “precaução” e que o pontífice apresentava sintomas leves.
“Devido a um leve quadro semelhante a uma gripe, o papa cancelou as audiências de hoje como medida de precaução”, comunicou o órgão de imprensa da Santa Sé, sem dar mais detalhes sobre o estado de saúde de Francisco.
Em novembro de 2023, o papa também passou por contratempos em relação a sua saúde que o fizeram cancelar compromissos. Na época, o Vaticano emitiu uma nota afirmando que o papa estava gripado. Depois, o quadro evoluiu para uma infecção pulmonar que o fez cancelar sua ida à COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em dezembro.
Depois do evento, Francisco recebeu o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz para um encontro no Vaticano. As guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza foram alguns dos assuntos abordados.