O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defenderam nesta 2ª feira (4.mar.2024) a participação do iFood em mesa de negociação com o governo para instituir novas regras para os entregadores. Os 2 falaram sobre o tema durante a assinatura do PL que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos como Uber e 99.
O chefe do Executivo falou em pressionar o iFood. “Vamos encher tanto o saco que o iFood vai ter que negociar”, declarou.
Sem citar nominalmente, Lula mencionou a origem do presidente do iFood, o empresário Fabricio Bloisi, que nasceu em Salvador (BA). “O dono do iFood é da Bahia. Como bom baiano, é bom a gente convencê-lo que é prudente sentar na mesa de negociação para fazer um bom acordo”, disse. Lula falou sobre o tema ao se dirigir ao líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).
Luiz Marinho, por sua vez, disse que “ainda restam aplicativos de entregas” para negociar. “Não adianta o iFood mandar recado… Nós queremos conversar”, disse.
O ministro afirmou que os entregadores “talvez sejam a categoria mais sofrida” entre as que trabalham em aplicativos. O titular do Ministério do Trabalho e Emprego disse esperar que o PL que propõe novas regras para motoristas de aplicativos “influencie” os demais segmentos.
“O fato é que iFood e as demais, Mercado Livre e afins, disseram que a negociação não cabe no modelo de negócios”, acrescentou. Também falou em necessidade de “padrão remuneratório” para os entregadores.