Vacina da dengue teve 16 casos de reação alérgica até 5ª feira

Em nota técnica publicada na 5ª feira (7.mar.2024), o Ministério da Saúde informou que 16 pessoas tiveram alergia grave depois de tomar a vacina contra a dengue. Não houve mortes. Eis a íntegra do documento (PDF – 80 kB).

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério, Eder Gatti, disse a jornalistas nesta 6ª feira (8.mar) que o número representa menos de 0,01% das 365 mil doses aplicadas até o momento.

Os casos foram investigados e avaliados pelo comitê do Ministério da Saúde que assessora o PNI (Programa Nacional de Imunização).

“A partir do monitoramento da segurança da vacina dengue tetravalente (atenuada) foi identificado um sinal de alerta para anafilaxia e outras reações de hipersensibilidade pós-vacinação. Apesar de ser um evento raro, a ocorrência desses eventos se encontra acima do observado para outras vacinas”, afirmou o comitê em nota técnica.

O órgão também registrou que a alergia grave é a 2ª reação mais comum (4,38 casos a cada 100 mil doses aplicadas). A 1ª é a hipersensibilidade imediata (7,66 casos/100 mil doses aplicadas).

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse a jornalistas que não há motivo para alarde. “Há uma unanimidade da nossa área técnica de que os benefícios representam muito mais que risco”, afirmou, indo de acordo com o documento publicado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.