Internautas compartilharam no X (ex-Twitter) momentos do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerados “constrangedores” durante a cerimônia de abertura da cúpula do G7, realizada nesta 5ª feira (13.jun.2024) na Itália.
Em um dos vídeos, Biden parece começar a se afastar dos líderes do G7, ao se distrair durante uma apresentação de paraquedistas. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni (Irmãos da Itália, de direita), que recebe a cúpula este ano, foi vista “resgatando” Biden para trazê-lo de volta ao grupo.
WHAT IS BIDEN DOING? pic.twitter.com/iY33K2srII
— RNC Research (@RNCResearch) June 13, 2024
O registro foi compartilhado pela RNC Research, uma conta no X administrada pela campanha do ex-presidente Donald Trump e pelo Comitê Nacional Republicano.
Em outro momento relatado pelo jornal Washington Times, Biden, o último dos líderes a chegar na cúpula, subiu no palco onde Meloni o esperava, beijou-a na cabeça e pareceu cheirar seu cabelo.
Mais um vídeo compartilhado no X mostra o presidente aparentemente desnorteado enquanto deixa o palco com outros líderes do G7, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.
Joe Biden is—ONCE AGAIN—lost and embarrassing us on the world stage.
pic.twitter.com/CToQXR3GDg— Nick Sortor (@nicksortor) June 13, 2024
A idade e a aptidão cognitiva de Biden têm sido citadas por apoiadores de Trump para criticar o democrata. Apontam que tais episódios desqualificam o atual presidente para ocupar o cargo.
O Wall Street Journal publicou em 4 de junho uma reportagem detalhando momentos em que Biden demonstrou sinais de desconexão em conversas, fechou os olhos e aparentou confusão de memória. Ao longo de vários meses, o jornal entrevistou mais de 45 pessoas, incluindo republicanos e democratas que participaram de reuniões com Biden ou foram informados sobre esses encontros, além de funcionários do governo.
Segundo o Wall Street Journal, a maioria dos entrevistados que notaram sinais de envelhecimento em Biden pertence ao Partido Republicano, embora alguns democratas também tenham relatado situações semelhantes.