Rio de Janeiro lança campanha contra assédio no Carnaval

O governo do Rio de Janeiro lançou na 3ª feira (6.fev.2024) a 2ª edição da campanha contra o assédio no carnaval “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão”. A ação da SEM (Secretaria de Estado da Mulher) é direcionada aos homens sobre crimes como assédio e importunação e alerta para atitudes violentas contra mulheres em blocos, desfiles e outros eventos. 

As peças informam às mulheres os canais de ajuda, como a central 190, da Polícia Militar, e o aplicativo gratuito para celular Rede Mulher, com o objetivo de garantir um carnaval seguro para meninas e mulheres.

“Estamos deixando bem claro que não vamos tolerar desrespeito ou violência contra as mulheres. Essa é uma festa para diversão, sempre com respeito e responsabilidade”, disse o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). 

Durante todo o período do Carnaval, serão divulgadas em redes sociais, rádios, outdoors e pontos de ônibus, entre outros locais, frases como “É para cair na folia e não no conceito e No Carnaval, você pode ser o que quiser. Só não pode ser ofensivo, porque folia não combina com assédio.”  Equipes também levarão a campanha para grandes blocos de rua, Terreirão do Samba, Marquês de Sapucaí e Intendente Magalhães. No total, serão 27 ativações nos dias de carnaval. 

“Puxar papo, pode. O que não pode é puxar pelo braço, puxar cabelo ou fantasia das meninas. E lembre-se sempre: depois do ‘não’, é assédio. O respeito ao corpo da mulher, à decisão dela e ao direito de se vestir como ela quiser é imperativo para que todos nós tenhamos um ótimo carnaval”, afirmou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

Protocolo

O slogan da campanha “Ouviu um NÃO? Respeite a decisão” dá nome ao protocolo criado pela Secretaria da Mulher em 2023, com o objetivo de garantir mais segurança às mulheres em grandes eventos, shows, boates, bares e restaurantes. O documento traz uma série de recomendações, como a instalação de iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, divulgação de canais de ajuda para mulheres em emergência e orientações de como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressões e importunações. 

A secretária Heloisa Aguiar informou que, este ano, a campanha estará também no interior do Estado por meio de parcerias com prefeituras. Um total de 24 municípios fluminenses aderiu à campanha e ao protocolo de ação com orientações que buscam garantir mais segurança para as mulheres que vão se divertir na folia. Além disso, foram capacitadas equipes das 14 Deams (Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher) para um atendimento mais humanizado, completou a secretária.


Com informações da Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.