O papa Francisco canonizou neste domingo (11.fev.2024) a 1ª santa argentina: Maria Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como “Mama Antula”. A celebração foi realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e contou com a presença do presidente argentino, Javier Milei.
Durante sua campanha eleitoral, Milei chamou o pontífice de “imbecil que defende a justiça social” e “representante maligno”. Depois que assumiu a Presidência, porém, baixou o tom e convidou Francisco para visitar a Argentina.
No fim de janeiro, o papa disse em entrevista ao jornal italiano La Stampa que não ficou chateado com as declarações de Milei e que está “pronto para iniciar um diálogo”. Há um encontro entre ambos marcado para 2ª feira (12.fev).
CANONIZAÇÃO
A canonização é uma confirmação da Igreja Católica de que um fiel é digno de culto público universal. Nascida no século 18, Mama Antula abdicou das riquezas de sua família, se tornou jesuíta e dedicou sua vida à caridade.
Na celebração, Francisco rezou também pela paz entre chefes de Estado e de governo. “Rezemos pelos chefes das nações. Que Deus, amante da paz, inspire aos nossos governantes a sabedoria do diálogo e a vontade de contribuir para o bem comum, superando o que divide e buscando o que une”, disse em oração.
O Vaticano estimou a presença de 5.500 pessoas no local da missa.
Leia mais: