A temporada 2022/23 da Barclays Women’s Super League trouxe um crescimento para o futebol feminino, com um aumento de 50% na receita dos clubes, atingindo 40 milhões de libras (aproximadamente US$ 50,8 milhões), segundo uma análise da Deloitte divulgada nesta 4ª feira (19.jun.2024). O valor foi recorde.
O crescimento destaca o aumento do interesse pelo esporte feminino, marcando um salto significativo desde os 20 milhões de libras (US$ 25,4 milhões) registrados na temporada 2021/22. A receita comercial, representando 35% do total, chegou a 17 milhões de libras (US$ 21,6 milhões), com Manchester United, Manchester City, Liverpool e Tottenham Hotspur liderando, e o Manchester United à frente com 5,2 milhões de libras (US$ 6,6 milhões). As receitas de transmissão somaram 7,2 milhões de libras (US$ 9,1 milhões), equivalente a 15% do total.
Apesar do crescimento de receita, as perdas antes dos impostos aumentaram para 21 milhões de libras (US$ 26,7 milhões). No entanto, o público cresceu significativamente, com uma média de 5.616 espectadores por jogo, um aumento de quase 200% em relação à temporada anterior. A WSL e a Women’s Championship ultrapassaram um milhão de espectadores cumulativos na temporada 2023/24, um marco histórico para o esporte.
Este crescimento se dá em um contexto de maior visibilidade e interesse pelo futebol feminino, impulsionado pelo sucesso da Inglaterra na Uefa Women’s Euro 2022. Ainda assim, a Deloitte aponta para uma disparidade na liga, com os quatro principais clubes gerando 66% da receita total.