O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, recebeu neste domingo (23.jun.2024) o presidente da Argentina, Javier Milei, para uma reunião bilateral em Berlim (Alemanha).
De acordo com o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, os 2 líderes concordaram que as negociações para um acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia precisam ser concluídas “rapidamente”.
Em 2023, as negociações foram reabertas devido a novas exigências ambientais da União Europeia e à volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder no Brasil.
Durante o encontro deste domingo, Scholz também expressou apoio ao pedido da Argentina para ingressar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). “Os 2 países estão unidos por longas e estreitas colaborações, inclusive por meio do G20”, disse o governo alemão.
Scholz e Milei também discutiram os planos de reforma da Argentina e seu impacto na população. O chanceler afirmou que, na sua opinião, a “compatibilidade social” e a “proteção da coesão social” deveriam ser prioritárias.
O governo argentino compartilhou no seu perfil no X (ex-Twitter) um registro do encontro: