A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) espera receber no Carnaval deste ano pelo menos 200 mil viajantes estrangeiros.
Segundo o presidente da agência, Marcelo Freixo, os turistas vão deixar no Brasil R$ 900 milhões durante o feriado. “No Carnaval, vamos conseguir três coisas importantes: emprego, renda e alegria”, afirmou Freixo, ao programa A Voz do Brasil, da EBC.
O presidente da Embratur declarou que a população percebe os benefícios da entrada de turistas no país, que deve movimentar o comércio nos dias de folia.
“O turismo não é só lazer. Quando eu falo que o turismo cresceu, eu falo que foi bom para o motorista de táxi, do Uber, para o vendedor do mate na praia, para o dono da pensão, para o garçom. É uma cadeia de trabalho muito democrática”, disse Freixo.
De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), é esperada uma alta de até 15% nos lucros durante o carnaval, com destaques para cidades como Belo Horizonte, Rio e Recife.
O Ministério do Turismo estima que o setor vai criar 8 milhões de empregos no ano. É a 2ª atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil, conforme o ministério.
“O Brasil não é só sol e praia. É também cultura, natureza, comida, gastronomia. O Brasil tem uma diversidade de coisas, que vai da Amazônia ao Rio Grande do Sul”, disse Freixo.
Com informações da Agência Gov.