O Kremlin negou nesta 2ª feira (12.fev.2024) a acusação da Ucrânia de que tropas russas estariam usando a Starlink, internet via satélite do empresário Elon Musk. Segundo o governo russo, o serviço não possui nem mesmo certificação para funcionar no país.
De acordo com informações da Reuters, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o uso da Starlink não pode ser feito na Rúsisa oficialmente. “É por isso que aqui, talvez, não devêssemos nos intrometer na discussão entre o regime de Kiev e o empresário Musk”, disse em referência ao governo ucraniano.
No domingo (11.fev), a Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia publicou um comunicado em seu site dizendo que a organização “confirmou” o uso de terminais de comunicação via satélite da Satarlink por integrantes de tropas russas em áreas ocupadas.
“Interceptações de rádio das conversas dos invasores indicam que os terminais Starlink foram instalados, por exemplo, em unidades da 83ª brigada de assalto aéreo separada das forças armadas russas, a fim de estabelecer acesso à Internet”, diz a nota.
Segundo Andriy Yusov, representante da Inteligência, a “escala do uso [da Starlink]” está crescendo. “Isto está começando a se tornar sistêmico”, declarou.
No entanto, além do Kremlin, Elon Musk, proprietário do serviço, também nega a informação ucraniana. Em seu perfil no X, no domingo (11.fev), ele escreveu que a acusação é “categoricamente falsa”.