O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prorrogou o prazo para o alistamento militar dos residentes do Rio Grande do Sul. Os moradores do Estado têm até 31 de agosto para a apresentação obrigatória ao Serviço Militar. A determinação foi publicada em decreto no Diário Oficial da União.
A medida também permite ao ministro da Defesa, José Múcio, prorrogar a data, caso seja mantido o estado de calamidade no RS. Eis a íntegra da determinação (PDF – 69 kB).
Para os brasileiros naturalizados ou por opção (aqueles nascidos fora do país, mas com um dos pais brasileiros e que deseja adquirir a nacionalidade brasileira), o prazo será de 60 dias contados do recebimento do certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.
No restante do país, quem completa 18 anos em 2024 tem até o domingo (30.jun) para se apresentar ao Serviço Militar. O alistamento pode ser feito por meio do site alistamento.eb.mil.br ou comparecendo à Junta de Serviço Militar. Caso perca o prazo, o cidadão deve comparecer à junta para regularizar sua situação.