O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta 5ª feira (27.jun) que recebe “com muita alegria” os elogios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre uma eventual candidatura a governador de Minas Gerais em 2026.
“Tenho grande apreço pelo presidente Lula, e eu sei que ele tem por mim também. Nós conversamos muito sobre política, ele se preocupa muito com Minas Gerais. [Tenho] tanto o apreço pelo presidente Lula quanto pelo Partido dos Trabalhadores”, disse o senador a jornalistias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Pacheco tem evitado falar sobre o assunto e, em maio, já chegou a dizer que poderia deixar a vida pública quando acabasse o mandato como senador. No entanto, não descarta disputar o governo do Estado.
Questionado sobre uma possível candidatura, o senador fez sinal de negativo com o dedo e silenciou.
Pacheco e Lula conversaram nesta 5ª feira (27.jun) sobre a renegociação da dívida de Minas Gerais, que ultrapassa R$ 160 bilhões.
O governo mineiro corre contra o tempo. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a assembleia estadual terá até 20 de julho para aderir ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal). Pacheco, porém, é contra a adesão.
O senador apresentará na próxima semana um PLP (Projeto de Lei Complementar) para equacionar as dívidas estaduais e quer o apoio do presidente.