A 1ª edição da Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 será realizada em Maceió (AL) na 2ª feira (1º.jul.2024) e na 3ª feira (2.jul). O evento reúne congressistas e parlamentares dos países que integram o G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e organismos internacionais para discutir justiça social e sustentabilidade, colocando mulheres e meninas no centro dos debates.
A cerimônia de abertura da reunião terá a presença do presidente Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). As deputadas Maria do Rosário (PT-RS), segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, e Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da bancada feminina, também participarão.
Criado em 2010, o P20 é liderado pelos presidentes dos Parlamentos e dos Congressos do G20. O grupo visa envolver os agentes legislativos para fortalecer a “colaboração global para garantir a aplicação prática de acordos internacionais” no grupo das 20 maiores economias.
O lema do encontro neste ano é “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. As discussões vão tratar do impacto de temas como promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades para meninas e mulheres.
Serão realizadas sessões de trabalho sobre a ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e o Painel Brasil, que tratará dos avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres.
Leia abaixo a programação do evento:
- 2ª feira (1º.jul):
- 9h – cerimônia de abertura;
- 11h – abertura da exposição “Mulheres no Poder”;
- 12h – intervalo para almoço;
- 14h – 1ª Sessão de Trabalho: “Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas”;
- 16h30 – intervalo;
- 16h45 – Painel Brasil: “Avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres”.
- 3ª feira (2.jul):
- 9h – 2ª Sessão de trabalho “Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios”;
- 12h – intervalo para almoço;
- 14h – 3ª Sessão de trabalho: “Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres”;
- 16h30 – intervalo;
- 16h45 – sessão de encerramento.
Cerca de 200 autoridades nacionais e internacionais confirmaram presença. Participarão também representantes da UE (União Europeia), da ONU (Organização das Nações Unidas) e do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Leia a lista das delegações confirmadas:
- Alemanha;
- Angola;
- Arábia Saudita;
- Argentina;
- Brasil;
- Bolívia;
- Cabo Verde;
- China;
- Espanha;
- Estados Unidos;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- Índia;
- Indonésia;
- Itália;
- México;
- Moçambique;
- Nigéria;
- Noruega;
- Paraguai;
- Reino Unido;
- República da Coreia;
- Rússia;
- São Tomé e Príncipe; e
- Timor-Leste.