O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta 2ª feira (1º.jul.2024) uma lista com 14 marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo.
Os produtos listados constataram impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação. Leia a lista (PDF – 1 MB):
Em nota, o ministério informou que os produtos que integram a lista devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. “A ação está respaldada pelo artigo 29-A do decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”, destacou.
No comunicado, o ministério detalhou que o alerta faz parte da operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização realizadas em todo o país. Foram coletadas 168 amostras de café torrado na operação de 18 a 28 de março.
“Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor”.
O Ministério da Agricultura pede que consumidores que encontrem marcas irregulares sendo vendidas enviem um comunicado ao canal oficial Fala.BR. É preciso informar o nome do estabelecimento e o endereço onde foi adquirido o produto.
Com informações da Agência Brasil.