A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou na 2ª feira (1º.jul.2024) novas instruções para consultar quais remédios similares são intercambiáveis com o de referência. Desde 2014, a agência publica e atualiza a lista de medicamentos que podem ser usados no lugar dos originais sem causar prejuízos ao tratamento.
Segundo o órgão, a tarefa exigia que funcionários deixassem de lado outras atividades, o que não era produtivo pela velocidade com que a lista se tornava ultrapassada. Com o novo sistema, as informações passarão a ser atualizadas diariamente.
O sistema permitirá que o público consulte quais versões do remédio original receitado têm o mesmo princípio ativo, concentração, forma terapêutica, via de administração, posologia e indicação de maneira mais rápida.
Para que a troca seja permitida, a Anvisa precisa comprovar a sua equivalência, já que não são todas as alternativas à venda que podem ser substituídas pelas originais.
SAIBA COMO CONSULTAR
Como saber quais medicamentos similares são intercambiáveis com um medicamento de referência?
- entre na seção de consulta de medicamentos pelo link;
- no campo “Categoria Regulatória”, selecione a opção “Similar”;
- no campo “Medicamento de referência”, digite o nome comercial do medicamento de referência; e
- clique em “Consultar”.
Você será redirecionado para uma relação de todos os medicamentos similares que sejam intercambiáveis com o medicamento de referência pesquisado.
Acompanhe o processo na galeria abaixo:
A consulta também pode ser feita com outros filtros, caso necessário. Por exemplo, pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) do detentor do registro e nome do produto. Há também a opção de baixar a lista em formato Excel.
Como saber se um medicamento similar é intercambiável, e com qual medicamento de referência?
- entre na seção de consulta de medicamentos pelo link;
- preencha os campos “Nome do produto” e/ou “Número do registro”; e
- clique na linha que corresponde ao produto desejado.
Você será redirecionado para as informações detalhadas do produto e poderá verificar o medicamento de referência com o qual o produto é intercambiável no campo “Medicamento de Referência”.
Acompanhe o processo na galeria abaixo: