As inscrições para o novo edital do Mais Médicos foram abertas nesta 3ª feira (2.jul.2024) e vão até sábado (6.jul) sem cobrança de taxa. Estão previstas 3.184 vagas em mais de 1.500 cidades brasileiras.
Pela 1ª vez, o governo disponibilizará vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas. O cálculo do Ministério da Saúde é que o programa beneficie mais de 10,6 milhões de pessoas com prestação de serviços na rede pública.
Segundo o ministério, os médicos serão alocados em “regiões prioritárias e de vulnerabilidade social”. Os profissionais vão atuar no 1º atendimento realizado nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), que são responsáveis pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.
“Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde”, declarou o governo.
Sistema de cotas
Os profissionais selecionados vão receber bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga por 4 anos.
As vagas obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos, que estipulam o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais (que têm porcentagem de 50% quando há duas vagas) e de 9% para pessoas com deficiência.
Com informações da Agência Brasil.