Uma pesquisa divulgada nesta 3ª feira (2.jul.2024) pela CNN mostra que 75% dos democratas acham que o partido se sairia melhor na disputa à Casa Branca se o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistisse da campanha à reeleição. Na sondagem, foram apresentadas alternativas a Biden –mas todas ficam atrás de Donald Trump (Partido Republicano) numericamente em um cenário de disputa eleitoral.
A desconfiança sob Biden foi intensificada depois do debate realizado na 5ª feira (27.jun) contra Trump, em que o presidente norte-americano teve um desempenho considerado ruim. Apesar de discussões entre integrantes e simpatizantes do Partido Democrata sobre a possibilidade de substituir Biden, sua campanha afirma que ele continuará na disputa.
A pesquisa foi feita pela SSRS Polling de 28 a 30 de junho e divulgada pela CNN. Foram entrevistados 1.274 adultos, sendo 1.045 aptos a votar. A margem de erro é de 3,8 p.p. para mais ou para menos.
Eis o resultado da pesquisa:
Os possíveis substitutos de Joe Biden apresentados pela pesquisa foram:
- Gavin Newsom, governador da Califórnia;
- Pete Buttigieg, secretário de Transportes;
- Gretchen Whitmer, governadora de Michigan;
- Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos.
No entanto, conforme o levantamento, todos ficaram numericamente atrás de Trump em um cenário hipotético de disputa eleitoral contra o republicano. A melhor escolha para o lugar de Biden, segundo a pesquisa, seria a vice Kamala Harris. O desempenho seria o seguinte:
- Gavin Newsom 43% x 48% Donald Trump;
- Pete Buttigieg 43% x 47% Donald Trump;
- Gretchen Whitmer 42% x 47% Donald Trump;
- Kamala Harris 45% x 47% Donald Trump.
No cenário hipotético de uma eleição contra o republicano, a vice-presidente norte-americana teria um apoio entre as mulheres superior a Biden, com o apoio de 50% das eleitoras. Entre Trump e Biden, 44% das mulheres apoiariam o atual presidente.
Disputa entre Trump e Biden
Além dos cenários hipotéticos, o levantamento da CNN mostra que Trump se mantém à frente de Biden na disputa. O republicano tem 49% das intenções de votos entre os cidadãos aptos a votar, enquanto o democrata possui 43%.