O Partido Trabalhista do Reino Unido, liderado por Keir Starmer, deve ter uma “vitória histórica” nas eleições legislativas marcadas para a 5ª feira (4.jul.2024), segundo pesquisa da Survation. A estimativa é de que a legenda pode assegurar 484 dos 650 assentos no Parlamento. Caso confirmado, superará o recorde de 418 cadeiras, conquistadas sob a liderança de Tony Blair, em 1997.
Em contrapartida, os Conservadores, sigla do primeiro-ministro Rishi Sunak, que estão no poder há 14 anos, devem obter só 64 assentos. Seria o menor número desde sua fundação, em 1834. As informações são da Reuters.
Além disso, é projetado que o Partido Reforma do Reino Unido, de direita, conquiste 7 assentos.
A Survation usou a técnica MRP (Regressão Multinível e Pós-estratificação) para chegar a essas conclusões, uma metodologia que estima a opinião pública em níveis locais a partir de grandes amostras nacionais. Clique aqui e leia (em inglês) as notas técnicas da pesquisa.
A vantagem do Partido Trabalhista sinaliza que a campanha eleitoral de Starmer, caracterizada por encontros com eleitores em todo o país, parece ter sido bem recebida pelos britânicos. O político é o mais cotado para substituir Sunak a frente do Parlamento.