O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta 4ª feira (3.jul.2024) no Palácio da Alvorada. O encontro não estava previsto na agenda oficial do petista.
Há um encontro hoje, às 16h30, no Palácio do Planalto, com ministros e nomes da área econômica para tratar sobre a alta do dólar e a revisão de gastos. Participam:
- Rui Costa, ministro da Casa Civil;
- Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
- Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento;
- Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
- Dario Durigan, secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan;
- Bruno Moretti, secretário Especial de Análise Governamental da Casa Civil.
A moeda norte-americana registrou na 3ª feira (2.jul) alta pelo 3º dia consecutivo. Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador, na Bahia, Lula afirmou que a subida do dólar é um “ataque especulativo” e que há no Brasil um “jogo de interesses especulativo contra o real”.
O real foi a 5ª moeda que mais se desvalorizou no mundo em 2024, mostrou um levantamento do Poder360 com base em dados da Austin Rating. O presidente do BC disse na 5ª feira (27.jun.2024) que a alta do dólar está relacionada ao aumento da percepção de risco no Brasil. Defendeu que não há uma disfuncionalidade no mercado de câmbio e que, por isso, não houve intervenção da autoridade monetária.