A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse na 4ª feira (3.jul.2024) que as medidas necessárias já estão sendo tomadas em relação à declaração da deputada Carla Zambelli (PL-SP) que chamou a petista de “Chica da Silva”. A fala se deu na 3ª feira (2.jul) durante uma live de Zambelli em seu perfil nas redes sociais.
Francisca da Silva de Oliveira, mais conhecida como Chica da Silva, foi uma escrava, posteriormente alforriada.
“Me dói ter que responder aos ataques de uma mulher, mas gostaria de reafirmar que as medidas necessárias já estão sendo tomadas”, disse Benedita no X (Ex-Twitter). Segundo ela, a fala da deputada do PL foi uma “bruta discriminação racial”.
A petista afirmou que está na vida política há mais tempo do que Zambelli tem de vida e não vai se calar, nem se intimidar. “Cheguei até aqui com respeito, trabalho e muita luta”, afirmou.
Em vídeo compartilhado nas redes, Benedita disse que segue com a cabeça erguida e consciente que no Brasil é necessário combater o racismo e o preconceito. E declarou que Chica da Silva foi uma figura importante para luta da mulher negra e mostrou que é possível enfrentar estigmas “sobretudo com a verdade”.
A petista agradeceu às mensagens de carinho que recebeu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva elogiaram a trajetória política de Benedita depois da fala de Zambelli.
O que diz Zambelli
A deputada federal do PL afirmou na 3ª feira (2.jul) que se desculpou com Benedita. Segundo Zambelli, a fala foi uma confusão no nome. “A história da Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação”, disse.