O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu uma gafe na 5ª feira (4.jul.2024) ao confundir a garrafa de água que estava segurando com o microfone. Ele trocou os objetos e começou a falar usando a garrada, mas logo percebeu o ato e se corrigiu.
O petista participava da cerimônia do lançamento da pedra fundamental de laboratório do Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas (SP).
Assista (34s):
Segundo especialistas ouvidos pelo Poder360, gafes como essa podem impactar Lula caso ele concorra a reeleição em 2026. Há uma comparação entre o petista e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata). A discussão etária é sobre a habilidade do presidente Lula, de 78 anos, de governar o país novamente por mais 4 anos.
Levanta-se a questão da vitalidade do petista, e se ele terá capacidade física e cognitiva para disputar o pleito em 2026, quando terá 81 anos 2 dias depois do 2º turno das eleições, em 27 de outubro de 2026, a mesma idade do norte-americano. Segundo especialistas, a idade de Lula pode repetir o cenário de Biden no Brasil.