Líderes globais reagiram à eleição de Masoud Pezeshkian como presidente do Irã neste sábado (6.jul.2024), que obteve 53,7% dos votos, derrotando o conservador Saeed Jalili, com 44,3%. As eleições foram convocadas depois da morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero em maio.
Pezeshkian, de 69 anos, deve assumir o cargo dentro de 30 dias, enquanto são organizadas as cerimônias formais de posse. Mais da metade dos aproximadamente 61 milhões de eleitores iranianos aptos não votaram no 2º turno.
Diversos países já se manifestaram sobre a vitória do líder reformista, considerado o candidato mais moderado na disputa presidencial:
- O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e o presidente do Tajiquistão, Emomali Rahmon, parabenizaram Pezeshkian e o convidaram para visitas oficiais. “O diálogo entre Minsk e Teerã em todos os níveis está se expandindo continuamente. Estou convencido de que, em um futuro próximo, seremos capazes de implementar todos os acordos alcançados, incluindo aqueles sobre elevar o nível das relações bielorrusso-iranianas a uma parceria estratégica”, disse Lukashenko em um comunicado.
- O governo da Coreia do Sul disse ter expectativas de melhorar as relações bilaterais com o Irã, afetadas por sanções dos Estados Unidos. “Desejamos ao Irã um caminho de prosperidade e desenvolvimento sob o novo governo, contribuindo de forma construtiva para a estabilidade regional. Esperamos melhorar ainda mais nossas relações amistosas com o Irã”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
- Líderes de países como Arábia Saudita, Catar, Omã, Kuwait e Iraque também estenderam felicitações a Pezeshkian. “Afirmamos nosso empenho em fortalecer as relações entre o Iraque e o Irã de maneira que sirva aos interesses dos dois países e povos vizinhos”, disse o presidente iraquiano, Abdul Latif Jamal Rashid.
Líderes do Paquistão e da Índia também manifestaram interesse em colaborar com o presidente eleito.
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, destacou a proximidade histórica entre os dois países vizinhos e a relevância de uma cooperação mútua benéfica.
Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano, reiterou o compromisso de fortalecer o relacionamento bilateral em benefício mútuo da região.
O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, também enviou seus cumprimentos ao presidente eleito.