Uma pesquisa da Env Media divulgada na 2ª feira (1.jul.2024) revelou que a Betano é a casa de apostas mais reconhecida e confiável entre os jogadores brasileiros, com 73,4% dos votos. A empresa, que dá nome ao Campeonato Brasileiro (Brasileirão Betano) e à Copa (Betano) do Brasil, fica à frente de outras como Bet365, Pixbet, Sportingbet e Betnacional, que aparecem na sequência no mesmo ranking.
O número é resultado de entrevistas com 500 apostadores brasileiros de abril a maio deste ano. Inclui as 20 principais marcas de jogos de azar no Brasil e, para evitar respostas tendenciosas, as marcas foram apresentadas em ordem aleatória aos entrevistados.
A pesquisa também detalhou, com base em levantamento próprio e de dados externos, quais as marcas mais pesquisadas no Google, os motivos que levam os jogadores a escolher uma plataforma e os principais fatores que os levam a mudar de “bet”.
No 2º trimestre de 2024, a empresa do setor campeã em pesquisas no Google também foi a Betano, com uma média de 45 milhões de buscas mensais. Na sequência aparecem a Bet365 (30,4 milhões), a Betnacional (11,1 milhões) e a Sportingbet (9,1 milhões). Das 20 casas de apostas analisadas no período, 10 têm volume mensal de pesquisas acima de 1 milhão.
Fatores decisivos para escolher uma “bet”
Para entender o que molda as preferências dos jogadores, os entrevistados também disseram o que mais levam em consideração na hora de escolher uma casa de apostas. Os bônus e promoções foram apontados como fator decisivo por 55% dos entrevistados.
Também citaram opções de pagamentos rápidas e seguras (48%) e suporte ao cliente confiável (43%), além de interface amigável (43%), dentre outros.
Motivos para mudança
Os jogadores entrevistados disseram, em sua maioria (45%), que trocam de plataforma de apostas ocasionalmente. Há quem mude raramente ou nunca (17%), semanalmente (15%), algumas vezes por ano (13%) e mensalmente (10%).
Há vários fatores que influenciam a escolha de uma plataforma de apostas, muitos dos quais estão fora do contexto diretamente relacionado à experiência de jogo. Reputação e confiança percebida são os fatores não relacionados ao jogo mais influentes, com mais de 3/4 (76,1%) dos entrevistados citando-os como decisivos. Este também é o fator que mais cresceu no último trimestre, segundo a Env Media.
Os jogadores também consideram as avaliações feitas por outros usuários (36%), publicidade e promoções (33%), disponibilidade de aplicativo móvel (26%) e design do site e experiência inicial do usuário (23%).
Recomendações de amigos (43,9%) continuam sendo importantes, assim como avaliações online (35,8%) e promoções (32,9%). A disponibilidade de aplicativos móveis e o design do site, juntamente com a experiência do usuário, cresceram em importância, indicando que os jogadores estão se tornando mais exigentes em termos de experiência geral.
Mesmo quando algumas características principais não são decisivas para os jogadores, muitos esperam melhorias em certas áreas, como pagamentos mais rápidos (47%), requisitos de depósito mínimo mais baixos (41%), mais ferramentas e recursos para jogo responsável (40%), maior variedade de jogos (39%), processos de registro e verificação simplificados (20%), mais opções de transmissão ao vivo (8%).