Biden “não quer desistir” de ser candidato, diz Trump

O ex-presidente dos EUA Donald Trump (Partido Republicano) disse na 2ª feira (8.jul.2025) que o atual líder do país, Joe Biden (Partido Democrata), tem “ego” e “não quer desistir” da corrida presidencial. Os norte-americanos vão às urnas em novembro para escolher o próximo ocupante da Casa Branca e há dúvidas se o democrata tem possibilidades de vencer por causa de sua idade, 81 anos, e de sua saúde. 

Me parece que ele [Biden] pode muito bem ficar [na corrida eleitoral]”, afirmou Trump em entrevista à Fox News. “Ele tem ego e não quer desistir. Ele não quer fazer isso”, acrescentou. 

A saúde de Biden se tornou um tópico de especulação depois de ele ter um desempenho considerado ruim no 1º debate contra Trump, em 27 de junho. Na ocasião, o republicano lançou falas agressivas contra o democrata, que se apresentou oscilante e confuso em diversos momentos.

Biden afirmou que teve uma noite ruim e disse ter “estragado tudo” e “cometido um erro”. Apesar disso, ele tentou minimizar a má atuação. “Esses foram 90 minutos no palco. Olha o que eu tenho feito em 3 anos e meio”, declarou na semana passada. 

Logo depois do debate, integrantes do Partido Democrata discutiram abertamente a possibilidade de substituir Biden por um candidato mais jovem. Na última 4ª feira (3.jul), a Casa Branca declarou que o presidente não vai desistir da corrida presidencial. A porta-voz Karine Jean-Pierre afirmou a jornalistas que Biden “definitivamente” não está considerando se retirar da campanha.

O democrata, disse Trump, “tem os delegados” suficientes para ser candidato nas eleições de novembro. “Ele não precisa sair. Não há nada que possam fazer para tirá-lo”, declarou o republicano.

Trump disse acreditar que, caso Biden renuncie à candidatura, a atual vice-presidente, Kamala Harris, ocupará seu lugar.

Acho que ela é uma pessoa ineficaz”, afirmou o ex-presidente dos EUA, acrescentando que Kamala “não fez um bom trabalho em muitas coisas” –entre elas, na política de imigração. Segundo Trump, os democratas “nem sequer estão falando de alternativas” a Biden ou Kamala. 


Leia mais: 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.