No domingo (7.jul.2024), a TSA (Administração de Segurança de Transporte dos EUA), contabilizou pela 1ª vez mais de 3 milhões de passageiros examinados na triagem de segurança em aeroportos dos Estados Unidos. No total, foram 3,13 milhões de inspeções. Eis a íntegra do relatório (PDF – 49 kB, em inglês).
O número superou a marca de 23 de junho, de 2,99 milhões de passageiros. O aumento era esperado pela agência por causa do feriado de 4 de Julho (Dia da Independência). Segundo o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, “a TSA verificou completa, infalível e eficientemente 35 passageiros a cada segundo, com toda a sua bagagem e bagagem de mão“, disse.
A crescente movimentação se dá em grande parte pela queda nos preços de passagens aéreas e hospedagem em relação a 2023. Segundo dados da inflação, os quartos de hotel estavam 1,2% mais baratos em maio em comparação ao ano passado.
Com isso, a TSA, criada em 2001 para melhorar a segurança dos aeroportos depois dos ataques do 11 de Setembro, registrou em 2024 os dias mais movimentados da história, superando os níveis pré-pandemia.
Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas são examinadas por dia em todos os aeroportos do país. Desde maio, a agência de transportes registrou mais de 1dentre os 10 mais movimentados do ano.