Jaylen Brown, o MVP das finais da NBA, trouxe à tona um debate na 4ª feira (10.jul.2024) envolvendo a Nike e sua exclusão da equipe olímpica dos EUA.
A controvérsia surgiu quando Brown, por meio de tweets e críticas diretas à Nike, insinuou que sua ausência na seleção poderia estar relacionada à sua relação conturbada com a marca, uma das principais patrocinadoras do comitê olímpico americano e da USA Basketball.
@nike this what we doing ?
— Jaylen Brown (@FCHWPO) July 10, 2024
Brown questionou a escolha de Derrick White, seu colega de equipe no Boston Celtics, como substituto de Kawhi Leonard para a equipe olímpica, apontando para a influência de patrocinadores nas decisões da equipe, dado que White é patrocinado pela Nike.
A relação de Brown com a indústria de calçados esportivos é complexa, destacando-se por sua busca por “controle criativo” sobre seus calçados e críticas anteriores à Nike, especialmente após a decisão da marca de encerrar sua parceria com Kyrie Irving.
Since when did Nike care about ethics? https://t.co/f8t2eY994v
— Jaylen Brown (@FCHWPO) November 10, 2022
Grant Hill, diretor da USA Basketball, negou que as políticas de patrocínio tenham influenciado na seleção dos jogadores. Até o momento, não houve declarações oficiais da Nike, da USA Basketball ou de representantes de Jaylen Brown sobre o caso.