O sistema DivulgaCandContas, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi atualizado e passa a oferecer uma melhor experiência visual aos usuários que desejam explorar as bases de dados da plataforma.
Segundo a Corte, a página começará a ser abastecida em poucas semanas com as informações sobre os requerimentos de registro de candidaturas e a arrecadação e os gastos de campanha das pessoas que irão disputar as eleições municipais deste ano.
A plataforma permite o acesso a dados de eleições passadas. Além disso, possibilita identificar o histórico de candidatos naqueles pleitos e que também pretendem disputar o deste ano. É possível fazer recortes nacionais, regionais, estaduais e municipais.
Todas as categorias relacionadas às campanhas para cada um dos cargos em disputa são facilmente acessíveis, assim como o ranking de doadores e o de fornecedores, a base de dados de doação do financiamento coletivo, o limite de gastos e a prestação de contas.
A atualização de informações é constante na plataforma e acompanha o calendário eleitoral. No menu superior à direita, há também acessos para as atas de convenções e para os documentos de diplomação dos candidatos.
O sistema segue o processo eleitoral desde o registro das candidaturas até a diplomação das eleitas e dos eleitos, em dezembro. Depois desse período, as bases de dados podem ser refinadas de acordo com o trabalho das equipes de dados e estatísticas do TSE.
Um dos destaques do DivulgaCandContas é a página de estatísticas eleitorais, que vai além dos dados de quem está disputando as vagas. A página apresenta os números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesários. Ao acessar as estatísticas, é possível ter uma compreensão do perfil sociodemográfico do contingente que irá às urnas no 1º turno das eleições 2024, em 6 de outubro.
O prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai de 20 de julho a 5 de agosto. Os partidos, as federações e as coligações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Nesse momento, o DivulgaCandContas passará a contar com todos os requerimentos de candidatos (qual é o cargo pretendido, qual é a situação do registro, se a candidatura é por um partido isolado, uma federação ou uma coligação), assim como a declaração de bens apresentada, entre outros dados.
Com informações do TSE.