As IDF (Forças de Defesa de Israel, em português) divulgaram na 2ª feira (19.fev.2024) imagens de uma família sendo sequestrada por aliados do Hamas. Segundo o Exército israelense, o episódio se deu em 7 de outubro, quando o grupo extremista atacou Israel e fez 253 pessoas de reféns.
Uma das imagens feita por uma câmera de segurança na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, mostram uma mulher andando na rua com duas crianças no colo quando homens se aproximam. Um deles carrega um lençol e cobre a mulher e as crianças com o objeto.
Em outra filmagem, é possível observar, no lado direito do vídeo, os reféns entrando em um carro branco. Os registros foram publicados pelas IDF em seu canal no Telegram e no site oficial.
Assista (1min46s):
A mulher foi identificada pelo Exército de Israel como Shiri Bibas, mãe das duas crianças, Ariel, de 4 anos, e Kfir, sequestrado com 9 meses. O pai das crianças, Yarden Bibas, foi capturado separadamente. Eles moravam no kibutz Nir Oz, localizado no leste de Khan Younis.
As IDF anunciaram o sequestro pela 1ª vez no canal do Telegram em 29 de novembro de 2023.
“A barbárie e a crueldade do Hamas estão em plena exibição para o mundo. Representantes da IDF conversaram com a família Bibas depois dos recentes relatos e estão com eles nesse momento difícil”, afirmaram em comunicado à época. Disseram ainda que continuariam acompanhando a situação.
Em 1º de dezembro do ano passado, o Hamas anunciou em seu canal do Telegram que Shiri e as crianças haviam morrido em um ataque israelense.
Citando negociações para libertar reféns, o grupo extremista disse à época: “O Hamas também se ofereceu para transferir os corpos da família Bibas e liberar seu pai para o enterro, juntamente com 2 prisioneiros sionistas. No entanto, a ocupação, movida por uma decisão predeterminada de retomar a agressão criminosa, permaneceu indiferente”.
O Exército de Israel, no entanto, não confirmou as mortes.
Na 2ª feira (19.fev), o porta-voz das IDF, Daniel Hagari, comentou sobre as imagens do sequestro em vídeo publicado no perfil das IDF no X (ex-Twitter). Disse que os registros mostram os reféns em um posto militar pertencente ao grupo extremista Brigadas Mujahideen, uma facção armada na Faixa de Gaza que é aliada ao Hamas.
Também afirmou que as forças israelenses estão “muito preocupadas com o destino de Shiri e das crianças”. Segundo o porta-voz, o Hamas ainda mantém 134 reféns em Gaza e Kfir Bibas é o mais novo deles.
Watch IDF Spokesperson RAdm. Daniel Hagari’s update on the Bibas Family—held in captivity in Gaza since Oct. 7: pic.twitter.com/8AFdq7hDec
— Israel Defense Forces (@IDF) February 19, 2024